A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou cadernos especiais do Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagem (MAPA) de forma online. Voltados para alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, o objetivo é trabalhar com esses alunos, público da prova, as matrizes de referência e desenvolver as habilidades abordadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.
Fazem parte desses materiais especiais conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. Já para educandos do 3º ano do ensino médio, conteúdos de Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
“É importante salientar que os cadernos Mapa-Saeb são um material extra aos demais cadernos Mapa, que também são importantes ferramentas de desenvolvimento de habilidades”, destaca Weynner Lopes, diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
De acordo com o Inep, o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que lhes permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Além de diagnosticar, possibilita também uma análise de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Ainda, o INEP busca explicar esses resultados a partir de uma série de informações contextualizadas.
A rede estadual pontua, então, que, além da parte didática voltada para os professores, os cadernos Mapa possuem como anexo uma seção de questões, para fixar conhecimentos e verificar o nível de absorção dos conteúdos . Dessa forma, a intenção é identificar nos estudantes, através do caderno de questões, as habilidades que precisam ser consolidadas, bem como desenvolver e aperfeiçoar sequências didáticas com a finalidade de sanar as dificuldades.
Informações por Agência Minas