O voo direto entre Belo Horizonte e Santiago foi lançado nesta quinta-feira (5/10), em evento realizado no The Ritz-Carlton Santiago, na capital chilena. As passagens do trecho já estão, inclusive, disponíveis no site da Latam. A nova conexão foi celebrada com um menu especial desenvolvido pelo chef mineiro Felipe Rameh. O gastronômico serviu canapés, queijos, broas e cafés, oferecendo um recorte da diversidade de sabores e aromas representativos da cozinha mineira contemporânea.
A ação de iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), foi realizada em parceria com a BH Airport. O evento aconteceu na sequência da inauguração do voo direto entre Belo Horizonte e Buenos Aires, na segunda-feira (2/10), durante a Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, na Argentina.
A rota BH-Santiago será operada três vezes por semana, em uma aeronave com capacidade para 198 passageiros, o que tornará possível a vinda de 27 mil viajantes por ano do Chile para Minas Gerais.
Com os novos voos sem escala para Buenos Aires, da Gol, e para Santiago, operado pela Latam, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, fechará 2023 com mais oito destinos internacionais. O número é quatro vezes maior do que no início do ano, fruto da política de incentivo implementada pelo Governo de Minas e de parcerias com a BH Airport e empresas aéreas. Os demais voos inaugurados este ano foram Orlando e Fort Lauderdale (Estados Unidos) e Curaçao (Caribe), operados pela Azul, e Bogotá (Colômbia), pela Avianca.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressalta que a ampliação da conectividade aérea na capital é estratégica para a internacionalização do destino Minas Gerais. “Os novos voos facilitam o deslocamento dos mineiros para os destinos internacionais e, ao mesmo tempo, também possibilitam que visitantes do exterior possam vir ao nosso estado. Realizamos as ações de promoção da cozinha mineira contemporânea junto com os lançamentos dos voos justamente para mostrar um dos nossos maiores atrativos, uma vez que a experiência gastronômica está entre os principais motivadores da atividade turística em Minas Gerais”, afirma Oliveira.
Informações por Agência Minas