Durante a reunião Ordinária da terça-feira (10), as representações nº 027 e 028/2023, de autoria do vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), foram aprovadas. Ambas consistem na solicitação de oferta do Ensino Médio Regular na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), em Viçosa. Atualmente, a escola oferece apenas turmas de ensino integral.
A partir dessa aprovação, a Câmara enviou os documentos ao Colegiado do Esedrat, com as reivindicações de que se realize uma reunião do colegiado escolar, de modo a atender a comunidade escolar.
Além disso, o órgão também enviou os documentos à Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova. O intuito é solicitar a elaboração de um plano de atendimento que contemple reivindicações dos estudantes, com a abertura das respectivas turmas regulares/parciais do ensino médio.
Em justificativa do documento, Bartô contextualiza que, de acordo com sanção da Lei Estadual nº 24.482/23, na escola que implementar o ensino médio integral, deverá ser igualmente ofertado o ensino médio regular.
A lei, que institui a política estadual de prevenção e combate ao abandono e à evasão escolar nos estabelecimentos de educação básica da rede pública estadual, contem ainda que a decisão deve ser conforme a necessidade da comunidade e solicitação do colegiado escolar.
Sobre a importância do implemento do ensino regular no município, o vereador comenta:
Muitos alunos abandonaram a escola porque não tem condições de permanecer o dia todo na escola. Precisamos olhar a realidade dos jovens. Aqui em Viçosa, ou eles precisam estudar para o ENEM, ou precisam estar ali trabalhando, buscando renda para sua casa. Então precisamos abrir mais vagas no ensino regular parcial
Informações por Câmara Municipal de Viçosa