Durante a reunião ordinária da terça-feira (17), a mesa parlamentar recebeu representantes do executivo e da Polícia Militar para discutir segurança Público. Estavam presentes na Mesa Diretora o Comandante da 10ª CIA In, Tenente Coronel Ricardo Schafer, o Secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Monteiro, e o Secretário Municipal de Governo, Reinaldo Leite.
Atendendo ao Requerimento nº 071/2023 de autoria da Vereadora Jamille Gomes (PT), o objetivo era falar sobre as estratégias que as instituições de segurança pública possuem para prevenir homicídios na cidade. Além disso, também explanar sobre a taxa de homicídios e o que está sendo feito para combater tais crimes. Também estiveram presentes, compondo a Mesa Central, o Subcomandante Tenente Alexsandro Rodrigues, o Sargento Márcio Lopes e a Sargento Ivone Barbosa.
Jamile Gomes justificou a o requerimento pela discussão devido aos números alarmantes de casos de homicídio divulgados pelos noticiários. Assim, a vereadora perguntou aos profissionais da área quais são os dados e que medidas Polícia Militar e Prefeitura têm tomado.
Respondendo ao questionamento da parlamentar, o Tenente Coronel Ricardo alegou que a PM possui diversas metas. De todas elas, o único problema tem sido o número de homicídios.
Do dia primeiro de janeiro a 16 de outubro, tivemos 25 homicídios em Viçosa. Em relação ao ano passado, no mesmo recorte, houve 18 homicídios, 38% de aumento. Isso nos preocupa, realmente precisamos ter ações voltadas a esses delitos”, reiterou Ricardo.
Dando continuidade, o tenente coronel falou sobre a Patrulha de Prevenção de Homicídios. Nela, três militares ficam de plantão 24h por dia, durante todos os dias da semana. Dessa forma, salientou que a “integração, que a vereadora falou, é de muita importância. Entre a Polícia Militar, o Ministério Público e a Polícia Civil (...).
Com as informações da Patrulha de Prevenção, eu vou discutir no Grupo Estratégico (GIESP - Grupo Estratégico em Segurança Pública), e vou ter condições de verificar o que a Polícia Civil pode estar fazendo com esses alvos que estamos apresentando. Também será possível entender o que o Ministério Público vai fazer do processo, pedindo uma prisão preventiva ao alvo, tirando esse alvo de circulação, dando uma resposta à sociedade”, disse Ricardo.
Luan Campos, enquanto lamentava a alta taxa de homicídios, ressaltou pequenas ações que podem gerar impactos positivos para o futuro. São os casos do videomonitoramento com Inteligência Artificial, a serem implementados em pontos estratégicos cidade
Logo em seguida, o secretário afirmou que além de localidades como Avenida Santa Rita e PH Rolfs, um contrato assinado recentemente pelo prefeito assegurará o videomonitoramento em escolas e PSF's também.
Ao final, Reinaldo Lopes, no momento de sua fala, disse que, para que haja minimização do aumento de homicídios no Município, há a necessidade de investir nos jovens viçosenses. Citando a importância do intermédio da cultura, do esporte e da formação acadêmica, ele cita o Centro Experimental de Artes, vinculado a Secretaria de Cultura.
Informações por Câmara Municipal de Viçosa