Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Bairro Paraíso enfrenta dificuldades para instalação de antenas telefônicas
20 de outubro de 2023

Região seria contemplada com instalação de antena pelo programa do Governo "Alô, Minas!" mas esbarrou na falta de um terreno para instalação.

Algumas regiões da cidade de Viçosa ainda não foram contempladas com o programa de instalação de antenas telefônicas do Governo Estadual chamado "Alô, Minas!", que contempla regiões afastadas e leva cobertura de telefonia móvel.

No bairro Paraíso, o problema que se encontra é a falta de locais para a instalação do equipamento. Segundo o vereador Marco Antônio Evangelista Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), diversos proprietários já foram contatados pelo Poder Executivo da cidade, porém, nenhum se mostrou interessado na colaboração.

Foto: Câmara de Viçosa

O Governo ampliou em 10 dias o prazo para a entrega de documentos. Portanto, o poder público e os residentes do bairro tem até o dia 30 para se mobilizar.

Viver perto de antenas faz mal à saúde?

Ainda segundo relatos do vereador, alguns proprietários relatam medo de transmissão de doenças por conta de uma suposta "radiação" provinda da antena telefônica.

Estudos científicos sobre os efeitos das radiações eletromagnéticas no corpo humano vêm sendo realizados há aproximadamente 45 anos, e foram intensificados na última década. Com base nos resultados destes estudos, acredita-se, hoje, que as configurações utilizadas nas estações rádio-base não causam qualquer efeito adverso à saúde ou ao meio ambiente.

De acordo com José Roberto Soares, engenheiro elétrico e consultor do Mackenzie Soluções, a radiação eletromagnética emitida pelas antenas de celulares é do tipo de onda não ionizante. Com isso, ela não pode causar nenhum tipo de tumor nas pessoas que vivem próximas aos locais de instalação. “O único efeito que nós sabemos é que, a radiação eletromagnética não ionizante, como a radiofrequência emitida por celulares, causa aumento na temperatura onde essas radiações têm contato."