Na manhã do último sábado (21), cerca de 160 estudantes de 14 escolas municipais participaram da 13ª Feira do Conhecimento de Viçosa. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), em parceria com a Secretaria de Educação da cidade. Além disso, compõe a programação do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) UFV.
A ocasião reuniu e premiou os melhores trabalhos das feiras de ciências realizadas, ao longo de 2023, nas escolas municipais de Viçosa. Sua 13ª edição aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Edmundo Lins.
O trabalho Reduzir, reutilizar e reciclar, dos alunos do primeiro ano da Escola Municipal Prof. Pedro Gomide Filho, obteve a primeira colocação na categoria Ensino Fundamental I. Já o trabalho Sentidos, realizado pelos estudantes do oitavo ano da Escola Municipal João Francisco da Silva, foi o vencedor do Fundamental II. Cada equipe recebeu troféu e medalhas como premiação.
A partir do tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, que norteia a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do SIA, foram apresentados 19 trabalhos. E então, eles foram avaliados a partir de critérios, como qualidade, criatividade, inovação, clareza e envolvimento do grupo na execução do projeto.
Vale destacar que as avaliações dos trabalhos foram feitas por estudantes de graduação da UFV e outros membros da comunidade acadêmica. Isso reforça a interação da Universidade com as escolas de Educação Básica. Se, por um lado, essa interação propiciou aos graduandos um exercício de escuta e ponderação, por outro, foi uma oportunidade dos estudantes da educação básica dialogarem sobre ciência e tecnologia.
A equipe da PRE envolvida com a Feira do Conhecimento destaca a contribuição do evento para a formação de novas gerações de cientistas.
Informações Institucionais UFV