Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Novembro azul: câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente com exame
6 de novembro de 2023

O câncer de próstata representa a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, sendo o tipo mais comum em homens no mundo.

Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo inteiro durante todo o mês de novembro, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A cada oito minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil e, a cada 40 minutos, um deles morre em decorrência da doença. 

O câncer de próstata representa a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, sendo o tipo mais comum em homens no mundo. No País, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). É um dos mais frequentes em homens a partir dos 50 anos, correspondendo a aproximadamente 29% de todos os cânceres diagnosticados.

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata. 

Foto: g1

Estudos

Existem estudos que explicam que o câncer de próstata pode estar relacionado ao trabalho, tais como trabalho em turnos, fundição de metais não ferrosos, aplicação de agrotóxicos, herbicidas orgânicos, inseticidas, produção de borrachas, bombeiros e outros.

É imprescindível que os homens conversem com seus médicos sobre o risco de câncer de próstata, principalmente se existem fatores de risco, como histórico familiar da doença.

INFORMAÇÕES DO GOV.BR E TRIBUNA DO NORTE