Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Viçosa às escuras: onda de calor sobrecarrega subestação e deixa cidades sem energia; VEJA REAÇÃO NA WEB
14 de novembro de 2023

'}}

Na tarde da última segunda-feira, 14, Viçosa foi surpreendida com uma queda de energia no período da tarde. A falta de luz, que atingiu toda a cidade e mais outras sete da região, ocorreu por volta das 15h30.

A Cemig, empresa responsável pela energia elétrica em Minas Gerais, divulgou uma nota explicando que a interrupção nos serviços se deu devido a uma falha em transformadores da subestação de energia de Ponte Nova, que distribui a energia clientes de Viçosa, Dom Silvério, Guaraciaba, Presidente Bernardes, Porto Firme, Raul Soares e Rio Casca.

Em setembro, os chamados 'apagões' devido à falhas na subestação também foram frequentes.

+ CEMIG ESCLARECE 'APAGÕES' NA REGIÃO - 15/09/23

Foto: G1

Mas o que causou a falha na subestação?

A Cemig informou ainda que a causa da falha na subestação ainda está sendo apurada. Porém, acredita-se que, devido à forte onda de calor, os diversos aparelhos elétricos ligados em conjunto podem ter sobrecarregado o fornecimento. Ares-condicionados, ventiladores, geladeiras e freezers lideram a lista dos que 'puxam' mais energia nesse períodos. A depender do ar-condicionado, por exemplo, o consumo equivale a mais de 7 ventiladores e a quase 6 climatizadores, informa a EDP Brasil.

Em São Paulo, segundo a CNN, a onda de calor elevou a demanda e provocou queda de energia em bairros da capital. Em Juiz de Fora, bairros registraram falta de água nesta segunda-feira devido a queda de energia nos serviços, entre diversos outros.

Reação na web

Com a queda de luz em pleno horário comercial, a população de Viçosa aproveitou o intervalo para postar opiniões diversas nas redes sociais. Entre piadas, reclamações e críticas, os comentários na rede social ''X'' -antigo Twitter- foram diversos.

Em caso de quedas de energia, deve-se contatar a Cemig através dos canais de atendimento:

  • 116 (Minas Gerais);
  • 0800 721 0116 (demais estados);
  • 0800 723 8007 (Deficientes auditivos).

Ou, pelas plataformas digitais disponíveis em: https://www.cemig.com.br/atendimento/canais-de-atendimento/