O sistema de alertas da Defesa Civil é uma ferramenta eficaz para informar a população sobre mudanças repentinas do tempo. Seja em uma onda de calor, como a registrada recentemente, ou riscos de enchentes e alagamentos no período chuvoso.
Devido a importância da ferramenta, o governo de Minas lançou a campanha Cadastra Aí, que tem como objetivo incentivar os mineiros a se inscreverem no sistema. Isso porque, mesmo com 1,2 milhão de pessoas já cadastradas e recebendo os alertas, de acordo com o órgão, a cobertura pode ser bem maior.
Como colocado no banner acima, para começar a receber basta enviar um SMS, apenas com o seu CEP, para o número 40199.
O tenente Douglas Constantino Fernandes, diretor de Respostas a Desastres da Cedec, explica que o monitoramento junto à equipe do plantão da Defesa Civil trabalha 24 horas por dia. Isso para garantir que todos os alertas cheguem no tempo certo à população de determinada cidade.
Dentre os tipos de alertas que o sistema pode enviar estão: avisos sobre tempestades, áreas sujeitas a alagamento, risco geológico, baixa umidade do ar, onda de calor, entre outros fenômenos meteorológicos. Ou seja, todo e qualquer fenômeno que possa representar perigo para os mineiros.
Esse é um trabalho em conjunto da Defesa Civil, em parceria com os órgãos responsáveis por realizarem o monitoramento meteorológico, como Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais/Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Simge/Igam) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Informações por Agência Minas