A vacina é para quem tem 60 anos ou mais e para os imunocomprometidos com mais de 12 anos de idade.
Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha declarado que a Covid-19 não é mais uma Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), a doença continua circulando em todos os continentes e, portanto, a pandemia continua.
A primeira detecção no Brasil da variante de interesse BA.2.86 da Ômicron (SARS-CoV-2) e as sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1; surto de Covid-19, ocorreu no Ceará pela JN.1
Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Ceará, notificados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), além do aumento do número de internações de SRAG por SARS-CoV-2, observa-se também o aumento do número de casos e óbitos.
Casos e óbitos de SRAG por Covid-19, por faixa etária. Ceará, 2023 entre SE44 a 48*.
De acordo com a Nota Técnica 083/2023-CGVDI/DPNI/SVSA/MS, de 05 de dezembro de 2023, fica recomendada uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (bivalente) para pessoas com 60 anos ou mais e para os imunocomprometidos, com idade acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses.
Definição de pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou medula óssea. |
Pessoas vivendo com HIV (PVHIV). |
Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10Kg. |
Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levem à imunossupressão. |
Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias). |
Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise. |
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses. |
Pessoas com neoplasias hematológicas. |
Fonte: Manual dos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais, 5ª edição. Brasília – Ministério da Saúde, 2019.
Neste sentido, o chefe do Setor de Atenção Primária de Imunização da Prefeitura de Viçosa, Jeferson Viana Oliveira, comunica que todas as pessoas aptas a receberem a dose de reforço podem se dirigir à sua UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência (moradia). Para tanto, devem levar o Cartão de Vacinas, o CPF ou o Cartão do SUS.
Já os imunocomprometidos, além dos documentos citados, devem comprovar a imunossupressão.
Fonte: Prefeitura de Viçosa