Já estão abertas as inscrições o Concurso Nacional Unificado — o “Enem dos concursos públicos”. Na Zona da Mata, haverá aplicação das provas em Juiz de Fora e Muriaé.
As provas devem ocorrer de forma simultânea no dia 5 de maio de 2024. Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos. A banca responsável é a Fundação Cesgranrio.
No total, 21 órgãos e entidades aderiram ao novo modelo de concurso com oferta de 6.640 vagas. Os interessados em participar poderão concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, mas dentro de uma mesma área de atuação.
Para participar do CNU, o candidato precisará ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze) para se cadastrar. Independentemente do número de cargos que escolher, o candidato vai pagar uma única taxa de inscrição.
O valor é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies.
Primeiramente, é importante conferir os editais e optar por um dos oito eichos temáticos. Confira abaixo quais são eles:
Os candidatos poderão concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, mas dentro de uma mesma área de atuação.
Depois de escolher o bloco, o candidato deverá ordenar a preferência entre os cargos e especialidades disponíveis. Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático, mas quantas vagas quiser dentro dele. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.
Caso deseje, a pessoa também pode se inscrever somente para uma vaga específica.
Informações por G1