A UTI pediátrica é essencial para Viçosa e região, atendendo a casos críticos e contribuindo significativamente para a saúde da população infantil.
A UTI pediátrica do Hospital São Sebastião de Viçosa pode fechar a partir do próximo dia 1º de fevereiro, de acordo com informações do promotor de Justiça de Defesa da Saúde de Viçosa, Luís Cláudio Fonseca Magalhães. Em entrevista a uma rádio local, na semana passada, o promotor destacou que a possível interrupção do serviço se deve à falta de pagamento de honorários médicos.
Segundo o promotor Luís Cláudio, recebeu uma carta dos funcionários da UTI alertando sobre a iminente paralisação das atividades devido aos atrasos nos pagamentos. A UTI pediátrica é essencial para Viçosa e região, atendendo a casos críticos e contribuindo significativamente para a saúde da população infantil.
Em contato com a Dra. Deise Felix, responsável pela UTI Pediátrica do HSS, ela explicou que a unidade enfrenta diversos desafios, incluindo a falta de contratos, escassez de especialistas, utilização de verbas destinadas a equipamentos e atrasos progressivos nos pagamentos de médicos e fisioterapeutas.
A médica destacou que apenas os funcionários com vínculo CLT recebem em dia devido aos direitos trabalhistas garantidos pelo Ministério do Trabalho. No entanto, mesmo esses profissionais enfrentam atrasos em parte do décimo terceiro e alguns não estão recebendo férias.
A UTI pediátrica do Hospital São Sebastião foi inaugurada em outubro de 2020, mas só começou a operar efetivamente em abril de 2023 com a chegada da Dra. Deise Félix. O investimento inicial do Governo de Minas, por meio de convênio com o hospital, foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Desde o início das operações, a UTI pediátrica já registrou mais de 300 saídas de pacientes (altas). A possível interrupção do serviço preocupa a comunidade, especialmente diante da falta de alternativas na região em caso de fechamento.
Recentemente, um vídeo nas redes sociais, protagonizado pelo médico Cadu Gazinelli, ressaltou a importância da UTI pediátrica em Viçosa. Gazinelli compartilhou a experiência pessoal de ter seu filho atendido na unidade após ter se afogado na piscina de casa e ter sido atendido na UTI do HSS. Segundo o médico o filho ficou por aproximadamente 5 horas na UTI e se recuperou completamente.
A situação delicada da UTI pediátrica do Hospital São Sebastião coloca em destaque a necessidade de ações imediatas para garantir a continuidade do atendimento e a segurança das crianças da região.
A nossa equipe, a drª Deise informou que terá uma reunião com a diretoria do hospital amanhã às 11 horas para chegarem a uma solução.
Matéria em atualização.