Barbacena decreta situação de emergência após primeira morte por dengue
5 de fevereiro de 2024

'}}

Outras cinco mortes suspeitas por dengue são investigadas na região desde o início de 2024. São elas: Piau (1), Tocantins (1), Ubá (1) e Cataguases (2).

A Prefeitura de Barbacena declarou situação de emergência em saúde pública por causa do aumento de casos de dengue. Na sexta-feira (2), a primeira morte por dengue foi confirmada na cidade: um homem de 54 anos deu entrada no hospital no dia 20 de janeiro, mas não resisitiu apósfalência de diversos órgãos e hemorragia.

A situação de emergência foi informada pela Prefeitura através das redes sociais. Conforme o Executivo, a declaração de emergência foi tomada após um comparativo entre o número de casos confirmados entre 2023 e 2024.

Durante todo ano de 2023, 423 casos foram notificados e 177 confirmações de infecção por arboviroses disseminadas pelo Aedes aegypt. Já neste ano, apenas no mês de janeiro foram registradas 169 notificações, 76 confirmações e um óbito.

"Com o decreto, a Prefeitura passa a poder agir com ainda mais celeridade nas mobilizações necessárias para conseguir evitar a disseminação do mosquito Aedes Aegypti que transmite diversas doenças, dentre elas a dengue", citou a postagem.

Dengue: transmissão e cuidados

21 Sintomas de Dengue (Clássica e Hemorrágica)

A dengue é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e tem quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Nem sempre a infecção apresenta sintomas, já que o indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.

No entanto, é importante estar atento a febre alta (39 °C a 40 °C) de início repetino, bem como os outros sintomas principais. São eles:

  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Dores musculares e articulares;
  • Náusea e vômito;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Neste caso, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. A primeira assistência será prestada na UBS mais próxima a sua residência.

Informações por G1

© Copyright 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Interminas