A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa lançou, nesta quarta (8), o programa Saúde Fila Zero para solucionar um problema crônico na cidade: as filas de espera do SUS. A partir da inciativa, todos os procedimentos represados até o dia 31 de dezembro de 2023 serão realizados ainda em 2024.
O custeio de todos os procedimento ficará por conta dos recursos do municípios, vinculados do SUS. Para esse feito, o Saúde Fila Zero contará com o apoio da política de estado "Opera Mais, Minas Gerais", além de apoios financeiros anunciados durante a cerimônia de lançamento.
O programa entra em vigor imediatamente e conta com uma linha própria, uma central de marcações, para alocar esses pacientes em espera o mais rápido possível dentro da própria microrregião.
Confira abaixo a reportagem completa:
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Fontes, para o lançamento do programa foram realizadas assembleias com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv), para articulação dos municípios e planejamento estratégico e logísitico que permita o alto volume de procedimentos.
Representantes e autoridades da área da saúde da microregião, regional de Ponte Nova e do estado estiveram presentes para prestigiar a ocasião. Além dos elogios à iniciativa, os anúncios de recursos financeiros estaduais marcaram a noite.