Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgados nesta quinta-feira (15), o número de mortes por dengue confirmadas em Minas Gerais mais que dobrou em 10 dias. Quanto aos casos confirmados, o número cresceu em 60% no mesmo período.
O boletim epidemiológico aponta 18 óbitos por dengue em Minas até esta quinta (15) contra sete confirmadas até o dia 5 de fevereiro. As mortes confirmadas foram registradas em Arceburgo, Belo Horizonte (4), Bocaiúva, Conselheiro Lafaiete, Cordisburgo (2), Crucilândia, Jequitaí, Lagoa Santa, Monte Belo, Nepomuceno, Ribeirão das Neves (2), Sarzedo e Sete Lagoas.
Já o número de casos confirmados passou de 39.282 para 62.872. Ainda existem outros 181.123 casos prováveis que estão sendo analisados, assim como 100 óbitos em investigação. O número de casos confirmadas de chikungunya passou de 9.320 para 15.222, enquanto o número de óbitos continua em um. Minas tem um caso confirmado de zika.
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
Informações por Ministério da Saúde e Itatiaia