O Ministério da Saúde reforçou, nesta terça-feira (27), a mobilização para o 'Dia D' contra a dengue, que será realizado no sábado (2) em todo o país. A mensagem foi transmitida em uma coletiva de imprensa na sede da pasta, em Brasília.
De acordo com dados divulgados pela Saúde, seis estados brasileiros - Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina - e o Distrito Federal já declararam emergência em saúde pública devido à dengue. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o foco da mobilização será o esclarecimento, a eliminação dos focos da arbovirose e o envio de sinais de alerta à população.
Em Viçosa, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, na manhã do sábado, ocorrerá um evento de conscientização no Calçadão. De acordo com o secretário, Rainério Fontes, estarão presentes toda a vigilância ambiental e atenção primária para ocasião.
Além disso, em meados de fevereiro a secretaria começou a adotar a aplicação de UBV, popularmente conhecido como fumacê, para conter os focos dos mosquitos. No vídeo veiculado pelas redes sociais, é possível ver os agentes atuando em algumas regiões da cidade, com o Bairro Bom Jesus
A situação da dengue no Brasil é influenciada por diversos fatores, conforme destacado pela ministra da Saúde. Primeiramente, as mudanças climáticas, que desempenham um papel na proliferação do Aedes como vetor da doença.
Além disso, um fator que o Ministério da Saúde está observando é a expansão da dengue de áreas urbanas para pequenas cidades.
"Enquanto tradicionalmente a doença era mais prevalente em capitais e grandes centros urbanos, agora enfrentamos desafios adicionais com sua disseminação para áreas mais remotas, o que demanda estratégias de interiorização e enfrentamento adaptadas", explicou a ministra.
Informações por O Tempo