Assim como em todo o país, Viçosa passa por um aumento alarmante de casos de dengue e de Covid-19, principalmente após o período do Carnaval. Diante dessa situação, vereadores expressaram na última reunião ordinária da terça (28) suas indignação e propostas para entender e reverter esse quadro.
Com objetivo de compreender e sanar os problemas em diferentes frentes, os parlamentares Sérgio Marota, Gilberto Brandão, Jamille Gomes e Daniel Cabral tiveram aprovadas durante a sessão
O presidente Comissão de Saúde, Sérgio Marota, protocolou indicações que pedem a fiscalização e notificação de proprietários dos lotes nº 452, Rua Novo Horizonte, Bairro Bom Jesus; nº 169, Rua Agnelo Gomes da Silva, Bairro de Lourdes; e do lote situado na Praça do Viçosa Clube, esquina com a Rua Antônio Torres.
Nas indicações, Sérgio reforça que sejam aplicadas multas em caso de descumprimento das medidas de prevenção contra a dengue.
Já Gilberto Brandão protocolou indicações solicitando pedido de capina de ruas em estado crítico nos bairros Nova Viçosa e Posses, além da remoção de carros abandonados na Rua Maria Muanes. Em sua fala ainda, ele culpa também a atuação dos hospitais, quanto pelos casos de Covid-19 como da dengue.
“Os hospitais, deixaram chegar na condição que está. Assim também está acontecendo com os casos de dengue, estão descuidando e está subindo. Quando a situação aperta, falam que a Câmara é culpada. Estamos alertando de várias questões há muito tempo”
O vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) também lamentou a qualidade do serviço prestado nos hospitais de Viçosa. Para ilustrar o problema, Marcão expôs o caso de uma recém-nascida que estava com COVID e não recebeu atendimento, apenas teve sua saturação aferida e os pais foram orientados a “voltar em 48 horas se piorasse e procurar a pediatra da criança, pois seria era que resolveria, ou procurar o posto de saúde”.
Ainda levando a luz a atual situação, o parlamentar afirmou que "as pessoas têm ido nos hospitais e agora os médicos estão pedindo enfermeiros para medir sua saturação, se estiver boa, te encaminham para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Nem atendimento está tendo”. Ao final de sua falou, reforçou que a melhorias dos hospitais estão muito aquém do necessário ainda e que a mudança desse quadro está na mão do Governo.
Os vereadores Daniel Cabral e Jamille indicaram protocolos pedindo esclarecimentos por parte do Executivo. Jamile solicita que seja apresentado o plano de combate a dengue que está sendo colocado em prática e Daniel pede esclarecimentos sobre a ausência de testagem para COVID-19 no Município.
Informações por Câmara Municipal de Viçosa