Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Minas ocupa segundo lugar em ranking de feminicídio no Brasil
8 de março de 2024

'}}

Apesar da posição no ranking de feminicídio, estudo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública apontou queda crimes violentos no geral contra mulheres.

No ano de 2023, 1.463 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, taxa de 1,4 mulheres mortas para cada grupo de 100 mil. O número representa um crescimento de 1,6% comparado ao mesmo período do ano anterior, e o maior número já registrado desde a tipificação da lei.

Segundo o levantamento "Feminicídio em 2023", realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Minas Gerais se encontra em segundo lugar entre os estados em que mais se matou mulheres em números absolutos.

Ranking (tabela) de feminicídio no Brasil

Apesar disso, o estudo realizado pela  Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontou uma redução de 14,7% no total de vítimas do sexo feminino em Minas Gerais, no ano de 2023 comparado ao de 2022, considerando o pacote completo de crimes violentos.

Entre os 13 crimes classificados como violentos, estão, por exemplo, homicídio consumado e tentado, estupro consumado e tentado, roubo consumado e tentado, extorsão mediante sequestro, sequestro e cárcere privado, entre outros.

Considera-se feminicídio quando o crime decorre de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino, em razão de menosprezo à condição feminina, e em razão de discriminação à condição feminina (Bianchini, Bazzo, Chakian, 20222).

Informações por FBSP e Agência Minas