Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


UFV oferece capacitação para técnicos do Zimbábue
15 de março de 2024

'}}

A expectativa é que os conhecimentos possam ser aplicados para melhoria do setor de gado de corte do país.

Como parte das ações do projeto Fortalecimento do Setor da Pecuária de Corte do Zimbábue, a UFV está recebendo desde segunda-feira (11) uma delegação do governo zimbabuense. Eles participarão, até esta sexta-feira (15), de capacitações sobre Melhoramento Animal e Reprodução Animal, oferecidas por professores dos departamentos de Zootecnia (DZO) e Veterinária (DVT), respectivamente, além de conhecerem a estrutura da Universidade.

As capacitações são uma das atividades previstas no projeto, assinado em 2019, entre a UFV, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério das Terras, Agricultura, Água, Clima e Reassentamento Rural do Zimbábue, com o objetivo de fortalecer a pecuária de corte zimbabuense. A iniciativa atua em três eixos prioritários: melhoramento de pastagens, reprodução animal, e tecnologia da informação aplicada à pecuária.

A UFV foi a instituição brasileira escolhida para coordenar o projeto por sua experiência internacionalmente reconhecida no setor agropecuário. As capacitações oferecidas correspondem a demandas recebidas do próprio país africano e têm entre os seus propósitos transmitir experiências bem-sucedidas no Brasil.

Participam dos treinamentos desta semana 12 técnicos, dentre veterinários, agrônomos e zootecnistas, indicados pelo governo zimbabuense. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos nas capacitações possam ser aplicados para a melhoria do setor de gado de corte do Zimbábue.

Essas são as duas últimas capacitações do projeto e estão sendo ministradas pelos professores do DZO Delvan Alves da Silva e Daniele Botelho Diniz Marques, na área de Melhoramento Animal, e pelo professor do DVT José Domingos Guimarães, na área de Reprodução Animal. Ao todo foram realizadas cinco capacitações, sendo quatro na UFV e uma no Zimbábue.

 Informações institucionais da UFV