Com a aprovação do indicativo, também foi definida a data para a primeira quinzena de abril como período para a possível greve.
Na última quinta-feira (14), ocorreu a 147ª Assembleia da Associação dos Professores da Universidade de Viçosa (ASPUV), onde foi aprovado um indicativo de greve da categoria docente para a primeira quinzena de abril. O evento contou com a participação de 108 sindicalizados, representando os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.
A reunião teve início com informes sobre a campanha salarial dos servidores e os encaminhamentos do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), relacionados à construção de uma greve dos professores federais neste primeiro semestre. Em seguida, os presentes tiveram a oportunidade de analisar a conjuntura e discutir estratégias frente às reivindicações da categoria. Além das questões salariais, foram destacadas preocupações com a defasagem do quadro de servidores técnicos e com o orçamento da universidade, o que compromete gravemente as atividades acadêmicas.
Após as exposições, foram propostos dois encaminhamentos: o indicativo de greve para a primeira quinzena de abril e o indicativo de greve sem data. Ambos foram votados e aprovados pela assembleia, com o indicativo de greve recebendo ampla maioria de votos.
Com a aprovação do indicativo, também foi definida a data para a primeira quinzena de abril como período para a possível greve. Além disso, a assembleia decidiu pela criação de uma comissão local de mobilização, que será responsável por avançar na construção das estratégias de luta em conjunto com docentes, técnicos, estudantes e a comunidade.
As deliberações da ASPUV serão levadas à próxima reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, marcada para sexta-feira (22), onde serão discutidos os encaminhamentos recebidos pelas assembleias de base das seções sindicais sobre o indicativo de greve.
Entre as principais reivindicações dos docentes estão a recomposição salarial, a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, a retirada da reforma administrativa (PEC 32), a reestruturação da carreira de docente federal, a revogação total do Novo Ensino Médio (NEM), e a luta contra a terceirização e pela recomposição do quadro de servidores das universidades.
O indicativo de greve sinaliza a possibilidade de a categoria entrar em greve a partir da data estipulada. Com sua aprovação, será convocada uma nova assembleia para deliberar sobre a deflagração efetiva da greve.
Informações Assessoria de Comunicação da Aspuv