O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, integrou a mesa da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate, que partiu do requerimento de membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, tinha o objetivo de debater os impactos do Decreto nº 48.715.
Dentre as alterações que o Decreto impõe esta a escolha do Presidente e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Governador, "entre pessoas de ilibada reputação e notório saber."
Como presidente do Fórum das Instituições Públicas do Estado Minas Gerais (Foripes), Demetrius reafirmou "o compromisso público de total apoio à Fapemig, fundação responsável por aportar a maior parte de recursos para ciência, tecnologia e inovação no estado de Minas Gerais, principalmente em um cenário, como o vivenciado recentemente, de total escassez de recursos federais para financiamento das universidades".
Ainda durante o debate, o reitor destacou que " Estamos aqui não para focar em questões pessoais, mas sim institucionais, em defesa do nosso grande patrimônio, que é a Fapemig, um órgão de Estado muito mais do que de governo. Não podemos correr o risco agora de retroceder. Vivemos uma situação muito complexa em todas as universidades públicas e a presença dos reitores nesta audiência destaca a importância desta pauta".
A presidente da Comissão de Educação, deputada Beatriz Cerqueira, quem convocou o debate, afirmou também que o Decreto nº 48.715, “sem qualquer consulta ou diálogo prévio à comunidade científica da referida fundação, compromete, sobremaneira, a gestão democrática das fundações de apoio, principalmente aquelas com atuação no fomento à pesquisa.”
Informações por UFV e ALMG