Para combater a dengue, Viçosa solicita Carro Fumacê
22 de março de 2024

'}}

Situação alarmante da Dengue em Viçosa vem assustando cada vez mais os moradores, necessitando de ações mais urgentes.

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika de Viçosa realizou na última segunda-feira (18/3) uma reunião para pautar o gerenciamento e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Uma das pautas aprovadas foi a solicitação de um Carro Fumacê à Secretaria de Estado de Saúde para fortificar o combate ao vetor, no município. Além disso, também foram aprovados mais um dia D para explicações sobre a doença à população e a extensão dos horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), que já está em prática.

Ainda na reunião, a chefe de Departamento de Vigilância em Saúde, Lilian Souza, notificou a situação epidemiológica da cidade e mostrou quais ações já estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde, até o momento.

Rainério Fontes, secretário de saúde, alerta que é de suma importância procurar, imediatamente, sua UBS de referência caso tenha qualquer tipo de sintoma relacionado à Dengue. Todas unidades em Viçosa, estão equipadas com salas de soroterapia para que haja mais conforto e cuidado com os pacientes.

No último dia 13, o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato, assinou um decreto que declara a cidade em situação de emergência. O decreto 6.018/2024, foi assinado no dia 13 porém, só entrou em vigor no dia 18. Ele é válido por 180 dias e permite a contratação de profissionais, ampliação da carga horária dos servidores de saúde, além de autorizar que agentes de endemia realizem a entrada forçada em imóveis públicos ou privados, que estejam desabitados ou abandonados. Além disso, caso haja recusa do morador, os agentes podem realizar a invasão em propriedades que estejam habitadas.

Vale ressaltar como está a situação endêmica em Viçosa. Viçosa registra, até o momento do último boletim (18/3), 340 notificações de Dengue, 11 de Chikungunya e nenhuma de Zika. Desde o início do ano, a cidade contou com 698 casos de dengue, sendo 280 confirmados.

Informações: Prefeitura Municipal de Viçosa