Nesta segunda, dia 8 de abril de 2024, ocorrerá a assembleia geral convocada pela Aspuv para discutir o indicativo de greve para o dia 15 de abril. Ou seja, hoje os professores votarão se irão aderir ou não a greve a partir da data.
Diante desta data importante, o DCE publicou uma linha do tempo dos acontecimentos e reividicações mais importantes que ocorreram até então. A redação do primeiro a saber destaca os principais fatos para compreender o cenário atual.
As mobilizações se iniciaram com a greve dos Técnicos Administrativos em Educação por todo país no dia 11 de março. Deflagrada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), atualmente na UFV 1043 dos 1519 foram mapeados e mais da metade aderiu a greve (61,36%). Algumas atividades já estão paralizadas com esse desfalque.
As principais reinvidicações dos técnicos são: Recomposição salarial, na ordem dos 40%, reestruturação do plano de carreira a partir da revisão da Lei 11.091/2005 e recomposição orçamentária e atualização com base no ano de 2024.
Já no dia 14 de março, foi a vez da Seção Sindical dos Professores da UFV se reunir e aprovar um indicativo de greve, com suas próprias reinvicações, além de prestar apoioà mobilização dos técnicos. Desde então, ocorreram mobilizações e participação do movimento estudantil, incluindo uma votação de greve estudantil que foi refutada com a maioria dos votos.
Para verificar as reinvidicações da causa dos professores, acesse nossa matéria dedicada abaixo:
Desde então, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN aprovou o indicativo de greve e mobilizações como a aula pública no DCE ocorreram.
A linha do tempo completa pode ser conferida no instagram @dce.ufv
Hoje, a deliberação final ocorre às 15h45no auditório da Engenharia Florestal, e a tensão é grande. O primeiro a saber segue acompanhando os desdobramentos e atualizações do cenário grevista da UFV.
Informações por ANDES, ASPUV e DCE UFV