O SAAE esclareceu as especulações que rodaram as redes sociais acerca da qualidade da água em Viçosa numa nota publicada via Instagram, na tarde desta quinta (11). Segundo áudios que circularam em grupos de WhatsApp na cidade, a água estaria contaminando os moradores da cidade com doenças como chikungunya e leptospirose.
A empresa reforça que essas são informações falsas. De acordo com a nota, todos os procedimentos adequados e exigidos por lei são cumpridos para tratar a água e evitar complicações de saúde no geral, como a transmissão da bactéria da leptospirose. Já no caso da Chikungunya, é importante reforçar que, bem como a dengue e o zika vírus, a doença é transmitida via picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Além de garantir que os procedimentos adequados são tomados para o tratamento da água, o SAAE disponibilizou ainda em seu site o Relatório Anual de Qualidade da Água 2023, com todos os dados que confirmam a afirmação da empresa.
Neste relatório, o SAAE destacou ainda que irregularidades na água que chega ao consumidor "podem estar relacionadas a alguma contaminação na rede de distribuição ou até mesmo na sua caixa d’água." Neste caso, é importante entrar em contato com a empresa para verificar o que causa os problemas com a qualidade da água.
Informações por SAAE