UFV suspende aulas devido a greve dos técnicos e professores
12 de abril de 2024

'}}

Todas as atividade de ensino, inclusive as aulas do ensino médio do Coluni, cursos técnicos e ensino médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) serão suspensas até novos panoramas do movimento grevista se apresentarem.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deliberou, por unanimidade, pela suspensão das atividades de ensino de graduação, médio e técnico nos três campi da UFV. Em reunião extraordinária ocorrida nesta sexta-feira (12), a decisão se deve a greve dos servidores docentes e técnico-administrativos.

Isso significa que mesmo os professores não adeptos à greve terão suas aulas interrompidas, em virtude da decisão ser da própria UFV e não apenas dos sindicatos.

Dessa forma, o reitor Demetrius David da Silva assinou a  Resolução nº 5, de 12 de abril de 2024, a qual decide que, enquanto não sejam restabelecidas as condições para sua continuidade, as atividades de ensino ficarão paralisadas. A decisão do Cepe revoga a Resolução nº 9/2023 que aprovou o calendário escolar da graduação nos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Entretanto, o conselho votou pela manutenção das atividades de ensino relacionadas à Residência Pedagógica, ao Programa Instucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), ao Programa de Educação Tutorial (PET) e outros programas instucionais, aos estágios relacionados à área de saúde e "a outras cuja interrupção prejudicaria a comunidade em questões relacionadas ao prazo de bolsas, editais e atendimento às agências de fomento", conforme o documento.

UFV suspende aulasImagem ilustrativa no Centro de Vivências da UFV na diagonal em um dia ensolarado

O ensino médio no Colégio de Aplicação CAp-Coluni, no campus Viçosa, e cursos técnicos e ensino médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) também terão suas atividades suspensas a partir de 15 de abril, data em que a resolução entra em vigor.

Vale destacar que a discussão realizada pelo Cepe foi subsidiada pelo resultado de duas outras reuniões que aconteceram nesta quinta-feira (11), a do Conselho Técnico de Graduação (CTG) e do Conselho Técnico de Pós-Graduação (CTP). Os conselheiros continuarão acompanhando os desdobramentos da greve para futuras deliberações.