Concurso unificado: saiba o que os candidato podem, ou não, levar
16 de abril de 2024

'}}

A prova será aplicada no dia 5 de maio e segue moldes semelhantes ao da aplicação do Enem, como a exigência da caneta preta de corpo transparente.

Faltam apenas 20 dias para a primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Pensando em orientar os candidatos que realizam o exame no dia 5 de maio, num domingo, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta segunda-feira (15) orientações sobre o que os candidatos podem e não podem levar no dia da prova.

Os itens de porte obrigatório são: cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser impresso a partir do próximo dia 25 na Página do Candidato, documento de identidade original com foto e caneta preta de material transparente.

É possível apresentar a versão digital do documento, no momento de identificação na entrada da sala. Nesse caso, é importante baixar e testar com antecedência, já que aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet. O Ministério também recomenda levar mais de uma caneta.

Quanto ao vestuário, é recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis, já que serão dois turnos de aplicação. Além disso, é proibido o uso de relógio de qualquer natureza, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

Já se tratando de alimentação e hidratação, a garrafa d'água precisa ser transparente e as embalagens dos alimentos devem estar lacradas.

O caderno de provas não poderá ser levado para casa, em nenhum dos turnos e o tempo de permanência mínimo é de duas horas.

Confira abaixo o vídeo realizado pela Agência Brasil com todas as informações:

Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 player, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares e microcomputadores portáteis.

“Os candidatos também serão eliminados se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações”, completou a pasta.

Informações por Agência Brasil