Aconteceu no dia 6 de abril, em Viçosa, o 2º Simpósio Mineiro de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, organizado pela Associação de Portadores do Transtorno do Espectro Autista e Neurodivergentes (ASPEN-Viçosa).
O evento foi realizado no departamento de agronomia da UFV e reuniu cerca de 400 profissionais das redes pública e particular de educação e saúde dos municípios de Viçosa, Visconde do Rio Branco, Ponte Nova, São Miguel do Anta, Araponga, Rodeiro e outros.
O evento contou com palestras e mesas redondas. “Desafios na Educação” foi o primeiro tema debatido intermediado pela coordenadora de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, Lívia Santana; pedagoga em Rede Pública, Maria Magali Santos; monitor de apoio, João Vitor Almeida; a mãe de autista e presidente da associação Amanda Barbosa. A “Comunicação Alternativa” foi outro tema abordado pela pedagoga e especialista em comunicação alternativa, Lívia Santana, durante o simpósio. Além disso, a fisioterapeuta neurofuncional, Sueli Miranda, e a nutricionista especializada em seletividade alimentar e intervenções no autismo, Gabriella Bertelli, falaram sobre “Desenvolvimento Motor e Cognitivo”.
Durante a tarde, houve uma palestra com o tema “Desafios no Diagnostico”, que teve como convidado o médico neurologista Emerson Brandi. Além disso, a médica veterinária especialista em terapias mediadas por animais, Ludmila Fernandes falou um pouco sobre “Terapia Alternativa”. Por último, o psicólogo especializado em Aba e Terapia Comportamental, Cláudio Guimarães abordou o tema “Diagnostico Tardio”.
Para Amanda Barbosa, presidenta da ASPEN o evento teve total sucesso e foi de total importância para o amplo debate e tomada de decisões. “Permanecemos firmes no objetivo de construir um novo olhar sobre o autismo, tratando sempre de métodos e abordagens terapêuticas atuais e políticas de inclusão social que impacta como um todo toda a sociedade e pessoas com deficiência, independente de serem associados ou não.”, disse Amanda.
Informações: ASPEN