Na sexta-feira (18), o Ministério da Saúde informou que ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescente de 6 a 16 anos.
Nesse cenário, a critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para entender como a decisão poderia impactar a cidade, entramos em contato com Jeferson Viana, coordenador do Setor de Atenção Primária de Imunização. Segundo ele, uma nota da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerias informou aos coordenadores e chefes que a mudança não influencia nem o estado de Minas Gerais e nem a cidade, já que os lotes em questão não chegaram a municípios mineiros.
Dessa forma, as cidades que já estão vacinando permanecem atuando dentro da faixa etária de 10 a 14 anos. Ainda em conversa com Jeferson, buscamos atualizações sobre a chegada de vacina de dengue na cidade. De acordo com o coordenador, ainda não há previsão de chegada do imunizante em Viçosa.
Apuração Primeiro a Saber, com complementação Agência Brasil