A Cemig e o Gabinete Militar do Governador (GMG) / Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) oficializaram, nesta terça-feira (23), termo de cooperação técnica para que as instituições passem a integrar o aplicativo Prox.
Desenvolvido pela companhia energética e disponibilizado para a população e órgãos de defesa civil de todo o estado, o convênio também prevê, para os próximos meses, treinamento de setores da Defesa Civil Estadual por parte da Cemig para envio de alertas, cadastro de áreas de risco, populações vulneráveis e divulgação de temas de Defesa Civil.
Disponível desde 2019, o Prox é uma ferramenta de gestão de risco que informa, por exemplo, variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas da área de concessão da companhia.
Além de disponibilizar dados em tempo real das usinas e das barragens de mineradoras, os usuários cadastrados também recebem alertas de segurança, com base em informações fornecidas pelos parceiros e dos agentes de resposta, como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
Informações por Cemig e Agência Minas