A Confederação Nacional de Agricultura abriu vagas para a disputa do prêmio Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 que visa atingir produtores de mel de todo o país.
A realização do prêmio se deve a CNA, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).
Para participar, o produtor deve produzir no máximo 10 toneladas de mel por ano. Além disso, o alimento deverá passar pelo serviço de inspeção de produtos de origem animal, municipal, distrital, estadual ou federal.
Como irá funcionar
Após se inscrever, o produtor deverá enviar 5 amostras de seu produto com, no mínimo 200g por embalagem. Cada amostra deve ser enviada em embalagens de comercialização e também deverá estar rotulada conforme a legislação mandar.
No concurso, haverão 3 etapas:
1ª etapa:
O mel será analisado por um júri técnico que irá selecionar 10 participantes, cinco de cada categoria. Os critérios serão: aspectos visuais, aroma, sabor e harmonização.
2ª etapa:
O mel será analisado pelo júri popular, com a degustação dos consumidores finais.
3ª etapa:
Será analisada a história dos produtores rurais.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
Segue abaixo o link do regulamento e da inscrição:
Informações: CNA