Na última terça-feira (7), aconteceram as eleições complementarem do mandato 2024-25 do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), vinculado à Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa. A ideia era preencher as vagas remanescentes do Conselho, que são destinadas a entidades que representam a sociedade civil.
Compareceram, entre às 17h e 20h, no pleito da Biblioteca Municipal, treze eleitores. Após a apuração, foram eleitas as quatro entidades candidatas: Associação de Capoeira Guerreiros de Zumbi, Buieié Projeto Quilombola, Casa de Caridade Vó Cambinda da Fronteira da África e Movimento Indígena de Retomada Puri Uxo Txori da Zona da Mata-MG.
A posse das sete entidades escolhidas para o Conselho ocorrerá em 10 de maio (sexta-feira), às 19h, no auditório da Estação Cultural Hervé Cordovil, durante a abertura do 3º Reabolição, um evento municipal de cultura negra organizado pela Secretaria de Cultura.
O período para apresentação de contestações em relação aos resultados da eleição do COMPIR encerra às 12h do dia 10 de abril de 2024. Após esse prazo, a Comissão Eleitoral enviará ao Prefeito Municipal a lista das entidades selecionadas para nomeação. Os novos membros se juntam aos três previamente selecionados na primeira etapa de votação, que ocorreu em 17 de abril: Casa Ilê Aiyê de Oxóssi, EDUCAGERA e Levante Popular da Juventude.
Informações: Prefeitura Municipal de Viçosa