Nos últimos dois dias, a Polícia Militar de Ubá atendeu a dois casos de estelionato, em que pessoas cairam em golpes virtuais tanto por Whatsapp quanto por mensagem e ligação. Em um dos casos, mesmo sem passar nenhuma informação via telefone, duas transferências expressivas foram feitas em sua conta sem que a vítima autorizasse ou percebsse.
Diante da frequência e gravidade desses casos, a polícia emitiu uma série de dicas para previnir maiores transtornos. Confira abaixo:
Desconfie de ofertas ou oportunidades que você considere boa demais para ser verdade. Muitos golpistas usam promessas de lucros rápidos ou de negócios vantajosos para atrair vítimas.
Evite compartilhar informações pessoais, como os números do cartão de crédito, senhas, números de seguro social ou dados de nascimento, por e-mail, mensagem de texto ou telefone
Certifique-se de que seu computador, smartphone e outros dispositivos estejam atualizados e protegidos com as últimas atualizações de segurança disponíveis pelo sistema operacional.
Use senhas complexas e únicas para suas contas online e atualize-as regularmente. Evite senhas fáceis de adivinhar, como dados de nascimento ou sequências simples. Considere o uso de um gerenciador de senhas para ajudar a manter suas senhas seguras.
Se receber uma mensagem, email ou chamada telefônica suspeita solicitando informações pessoais ou financeiras, entre em contato diretamente com a empresa ou instituição mencionada usando informações de contato oficial obtidas de seu site ou fontes confiáveis.
Se receber ligações de supostos parentes ou conhecidos pedindo dinheiro urgente, antes de fazer a transferência ou depósito bancário, tente entrar em contato por outros meios com essas pessoas para confirmar a veracidade da informação.
Lembre-se sempre que, órgãos governamentais não entram em contato por e-mail ou SMS, e nem enviam boletos para pagamentos.