36ª edição do Fórum de Educação Ambiental acontece em Viçosa dia 6 de junho
27 de maio de 2024

O maior evento de educação ambiental de Minas Gerais chega à sua 35ª edição em 2024, sendo realizado no município de Carangola, nos dias 23 e 24/5. O Fórum de Educação Ambiental da Zona da Mata (ForEA) reuniu gestores ambientais da região e de todo o estado que discutiram temas, trocaram experiências e participaram de oficinas e palestras.

As tradicionais oficinas construtivas tiveram atividades específicas para o Fórum principal, debatendo temas como o Pagamento por Serviços Ambientais e Unidades de Conservação como estratégia de proteção e ferramenta de conexão com a Natureza. Também foram abordados, nos minicursos temas como: ICMS Ecológico, Políticas Públicas para Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos, Riscos de Desastres Naturais, Residências Sustentáveis, Resíduos Sólidos, entre outros.

Paralelamente, foram realizadas exposições, apresentações culturais, além de Feira de Artesanato e Produtos da Agroindústria. Destaque para o projeto do IEF ‘Pássaro Cativo’ que mostra finalidades para gaiolas que não sejam prender pássaros.

O ForEA é uma realização da Comissão Interinstitucional de educação Ambiental – CIEA Zona da Mata, em parceria com o IEF, a Prefeitura Municipal de Carangola, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e diversas outras instituições governamentais e sociedade civil.

Viçosa

No dia 6/6, o ForEA se desloca para Viçosa para sua 36ª edição. “A opção por realizar o Fórum em duas cidades diferentes aumenta o alcance das ações e envolve mais instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do estado de Minas. A partir disso, podemos propor metas para uma nova relação com o meio ambiente, com responsabilidade e visão para o futuro”, disse Renato Gomes, coordenador do ForEA e analista ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Zona da Mata do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Informações: Agência Minas