Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Fruticultores de Paula Cândido querem construir unidade de beneficiamento
12 de junho de 2024

'}}

O município de Paula Cândido, na Zona da Mata de Minas, produz cerca de 700 toneladas de goiaba por ano e figura entre os maiores produtores da fruta no estado, segundo a Associação dos Fruticultores Rurais de Paula Cândido, formada por 23 produtores. A maior parte da produção vem da agricultura familiar e é comercializada para a Central de Abastecimento (Ceasa), em Belo Horizonte.

Este ano, a associação, junto à prefeitura local, a Emater e o Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Paula Cândido, elaboraram um projeto que prevê a construção de uma unidade de beneficiamento das frutas, conhecido como Packing House.

O espaço garantirá a seleção dos produtos, preservação da qualidade e extensão da vida útil das frutas. Com isso, será possível “agregar valor ao produto, ampliar as vendas e diversificar o mercado, já que atualmente somos totalmente dependentes da Ceasa, além de gerar emprego e renda no município”, destaca o presidente da Associação, Geraldo Vitor Teixeira Filho.

O projeto prevê ainda a aquisição de equipamentos, utensílios, câmara fria, e construção do escritório sede da associação. Com foco na sustentabilidade, o espaço terá sistema fotovoltaico de energia e poço artesiano.

O Sistema Faemg Senar também é parceiro dos produtores nessa empreitada e seguirá atuando para a capacitação profissional rural dos produtores. As ações previstas no projeto incluem cursos e programas especiais voltados à gestão, comercialização e ao associativismo.

Atualmente, 30 produtores de Paula Cândido participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura do Sistema Faemg Senar. O presidente do SPR de Paula Cândido, Antenor Ferreira, afirma que o trabalho da entidade com os produtores fortalece a cadeia produtiva. “Estamos vendo uma evolução importante na cidade e esse projeto vai dar mais segurança para aumentar a produção e conseguir melhores preços, por isso nós estamos apoiando”.

Informações: Fruticultores de Paula Cândido