A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa iniciou as aulas da Oficina de Redação, na segunda-feira (10 de junho). A iniciativa tem o objetivo de aprimorar as técnicas de leitura, argumentação e escrita de estudantes do Município interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As aulas acontecerão uma vez na semana em duas turmas, com 35 estudantes em cada. As inscrições já estão fechadas, mas pra quem se inscreveu e não foi chamado, existe uma fila de espera. A Escola pode realizar chamadas mediante a disponibilidade, mas, no momento, ainda não há previsão para este chamamento.
Serão,ao todo, três módulos lecionados pela equipe da Escola do Legislativo: “Tópicos Gerais do Texto”; “Tópicos Específicos do Texto Dissertativo-Argumentativo”; e “O Repertório Sociocultural”. Assim, os estudantes terão contato com fundamentos teóricos sobre a escrita dissertativo-argumentativa – como recursos gramaticais e coesão e coerência textual –, sobre as competências exigidas pela redação do ENEM e sua estrutura e, por fim, com discussões sobre os principais temas que circulam na atualidade.
O último módulo contará também com a apresentação de diversos repertórios de outras áreas de conhecimento que se associam aos temas discutidos, para que ao final do curso, os estudantes possuam habilidades para a defesa de um ponto de vista acerca de qualquer assunto da atualidade.
O monitor da oficina, Luiz Henrique Diniz, estudante do curso de Letras da UFV, reforçou a importância de uma iniciativa gratuita como essa no Município. “Todos os estudantes sabem que a prova de Redação do ENEM é a etapa de maior peso na nota final do Exame, e que cursinhos e aulas particulares são inacessíveis para uma grande parcela da população. Então, esse projeto gratuito é uma iniciativa relevante que contribuirá muito para que cada vez mais estudantes de Viçosa ingressem na Universidade Pública”.
A temática da primeira aula, intitulada "O ponto de vista argumentativo", promoveu a reflexão sobre estratégias de argumentação em textos cotidianos. Além disso, os estudantes receberam a primeira proposta textual, com o tema "Os efeitos sociais da pobreza menstrual no Brasil".
Informações por Escola do Legislativo de Câmara Municipal de Viçosa