PL sobre implementação de ensino de robótica na rede municipal é aprovado em 1ª votação
19 de junho de 2024

'}}

O Projeto de Lei (PL) n° 064/2023, de autoria do Vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink), foi aprovado em 1ª votação na reunião Ordinária da segunda-feira (17). Trata-se de uma iniciativa que autoriza o Poder Executivo a instituir e incluir o ensino de noções básicas sobre Robótica como atividade extracurricular para os alunos da rede municipal de Viçosa.

Na justificativa no documento, Cristiano ressalta que “conhecer e dominar conceitos básicos de robótica e programação é essencial para a formação de cidadãos capacitados a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo ...”, salientando que a área tem se expandido de forma exponencial nas últimas décadas, tornando-se uma disciplina fundamental na sociedade.

Além disso, complementou que, por se tratar de um conhecimento que tem se tornado cada vez mais fundamental, deve ser responsabilidade das instituições de ensino preparar os alunos para esse ambiente de constante evolução, trazendo também a perspectiva de que o ensino de robótica estimula outras áreas de conhecimento. “Envolve resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, habilidades cruciais para o sucesso em qualquer área”, explica.

Segundo o parlamentar, a ideia é que a implementação seja gradual e sustentável, e que esse é apenas o primeiro passo para contribuir com a redução da "disparidade digital entre estudantes, ampliando o acesso de crianças e jovens a habilidades tecnológicas independente do seu nível socioeconômico e promovendo uma sociedade mais igualitária”.

Outros parlamentares, como Sérgio Marota (PP) e Vanja Honorino (União), parabenizaram o vereador pela iniciativa. Já Daniel Cabral, apesar de se mostrar favorável, apontou suas preocupações com a infraestrutura das escolas do Município. “Quando a gente propõe ensino de robótica nas escolas a gente entende que vá ter um laboratório de robótica (...) e aí podemos pensar isso para o ano que vem, é pensar no orçamento, dentro do orçamento da educação se a espaço para isso”.

Informações por Câmara Municipal de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade