Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Chega ao fim a greve dos professores das federais
24 de junho de 2024

'}}

Proposta acatada prevê reajustes em 2025, 2026 e revogação de portaria que determinava carga horária mínima elevada desde 2020. O Comando Local de Greve dos docentes se reune hoje para discutir o Termo de Acordo com o Governo. Técnicos permanecem em greve.

Por maioria dos votos, os professores decidiram encerrar a greve nacional deflagrada em abril durante assembleias estaduais que ocorreram neste domingo (23).

Após mais rodadas de negociações, atos públicos e reunião das bases que ocorreram entre os dias 17 e 21 de junho, o Comando Nacional de Greve decidiu aceitar as propostas do governo federal.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o encerramento das paralisações se oficializa a partir desta quarta-feira (26), quando a entidade deve assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de consolidar os termos da proposta.

Uma multidão de pessoas participa de uma manifestação ao ar livre, a maioria vestida com camisetas vermelhas e carregando mochilas. Em destaque, há vários cartazes e bandeiras. O cartaz mais próximo da câmera tem os dizeres "GREVE DOCENTE FEDERAL" em letras vermelhas e pretas, seguido por "Orçamento • Reajuste • Carreira • Revogação • Aposentadoria" e o logo da ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Ao fundo, outras bandeiras e cartazes são visíveis, incluindo uma grande bandeira vermelha com letras pretas e o texto "ANDES-SN EM GREVE!". As pessoas estão reunidas em um espaço aberto, e ao fundo, é possível ver algumas árvores e edifícios em um dia claro e ensolarado.

Fim da greve dos professores

As paralisações deverão ser completamente finalizadas até o próximo dia 3 de julho, quando está prevista a saída em conjunto da greve.

A proposta acatada pelos professores das federais prevê reajustes em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional. O acordo proposto pelo governo ainda prevê a revogação de uma portaria, editada em 2020, que elevou a carga horária mínima semanal para professores.

Cabe agora também aos comandos locais de greve das instituições de ensino se reunirem para delinear o retorno das aulas. Na UFV, a ASPUV publicou na manhã desta segunda (24) um comunicado informando que ainda hoje ocorrerá uma reunião para discutir o Termo de Acordo com o governo. Além disso, uma assembleia ainda deverá ser convocada para esta semana, ainda sem data, para inclusão de todos os professores sindicalizados na decisão dos próximos passos para saída.

Greve dos professores chega ao fim: e os técnicos administrativos?

Segundo o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), a greve nos IFs deve ser encerrada no próximo dia 26, com a assinatura de um acordo junto ao Ministério da Gestão.

No entanto, os técnicos-administrativos vinculados às universidades federais, que também entraram em greve no início de abril, rejeitou no último dia 21, a proposta de reajuste encaminhada pelo governo.

A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) deve se reunir nesta segunda (24) para reavaliar as estratégias em relação à categoria.

Informações por ANDES-SN, ASPUV e CNN