Plano de Cargos e Salários dos servidores da Saúde é discutido da Câmara
26 de junho de 2024

Segundo a Presidente Maria Aparecida de Paiva, a quebra do sigilo não foi assinada. Além disso, quaisquer mudanças apresentadas pelos servidores terá de ficar para próxima gestão.

A revisão do Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Secretaria de Saúde foi um dos destaques da reunião ordinário da segunda (24) na Câmara Municipal de Viçosa. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Viçosa (SINFUP), Maria Aparecida de Paiva, ocupou o espaço da Tribuna Livre para explanar as dificuldades que a classe tem enfretado.

Primeiramente, ela destacou que o SINFUP tem enfretado grandes obstáculos para conseguir a revisão do Plano para os servidores efetivos. O mais recente deles ela relatou em seu momento de fala: o projeto de revisão que chegou ao sindicato continua em sigilo, e o documento acessado foi apenas uma minuta do projeto.

Lembrando que a revisão ou mesmo a construção de um Plano de Cargos e Salários tem que ter a participação de um servidor, essa é uma das questões, não teve a participação. Pedimos a 'quebra de sigilo', ela não nos foi concedida, marcamos uma assembleia para hoje e encaminhamos ao Executivo em forma de ofício novamente solicitando a 'quebra' para poder apresentar a categoria, não nos foi dado de novo” afirmou a presidente.

por Câmara Municipal de Viçosa

A presidente do SINFUP concluiu dizendo que, durante a assembleia, foi deliberada uma comissão para que, assim que os servidores tenham acesso ao projeto, possam discutir, trabalhar e elaborar um Plano. Até o momento, segundo ela, “o que chegou até a gente, de fato não nos contempla”.

Maria Aparecida lamentou o descaso com os servidores e a impossibilidade de concretizar a revisão ainda nesta gestão, uma vez que o período eleitoral impede que mudanças sejam concedidas neste momento. Apesar disso, agradeceu os esforços da Câmara para intermediar o diálogo com o Executivo.

Diversos vereadores, como Bartomélio Martins (Professor Bartô), Daniel Cabral, Jamille Gomes, Marco Cardoso (Marcão Paraíso), Marcos Fialho e Marly Coelho se colocaram a disposição para auxiliar na discussão da carreira e destacaram a importância de valorizar os servidores da Saúde, sobretudo num momento em a pasta ainda tenta se recuperar da crise.