Profissionais do SUS terão acesso a prontuário unificado de pacientes
17 de julho de 2024

O aplicativo Meu SUS Digital permitirá que profissionais de saúde acessem prontuários eletrônicos unificados em todo o Brasil.

O Ministério da Saúde anunciou uma grande inovação para o Sistema Único de Saúde (SUS): o aplicativo Meu SUS Digital permitirá que profissionais da saúde tenham acesso ao prontuário eletrônico unificado dos pacientes. Este recurso permitirá que os dados médicos sejam acessados durante as consultas em qualquer ponto da rede de serviços de saúde em todo o país.

Segundo a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, “até então, o prontuário estava na unidade em que o usuário fazia o seu atendimento. Agora, esse prontuário passa a estar disponível em qualquer ponto da rede em todo o Brasil no contexto de atendimento. Então, no momento em que esse paciente vai ser atendido, o profissional vai conseguir abrir o prontuário dele e ter as informações. Isso garante qualidade e continuidade do cuidado”.

Também foi apresentado o Sumário Internacional do Paciente, uma funcionalidade que permitirá que, durante viagens internacionais, os pacientes tenham acesso a dados básicos de saúde, como medicamentos utilizados e alergias. Este recurso estará disponível no aplicativo Meu SUS Digital e facilitará o atendimento médico no exterior.

O compartilhamento de dados é viabilizado pela Rede Nacional de Dados em Saúde, que já possui mais de 1,8 bilhão de registros disponíveis. O aplicativo Meu SUS Digital, com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos, é o mais baixado na categoria saúde entre aplicativos gratuitos.

O Ministério da Saúde também anunciou a instalação do primeiro ponto de telessaúde em um território quilombola, no Quilombo Boa Vista, no Pará. Além disso, um ponto de telessaúde foi estabelecido no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com qualificação de equipes e envio de equipamentos. A meta é expandir essa iniciativa para outras periferias urbanas e rurais do Brasil.

Nos últimos dois anos, 4,6 milhões de ações de telessaúde, incluindo teleatendimento e telediagnóstico, foram realizadas, ampliando o acesso a diagnósticos e consultas especializadas. Para apoiar essas ações de transformação digital, o governo federal oferecerá um incentivo de R$ 464 milhões.

Fonte: Agência Brasil