O reitor Demetrius David Silva esteve em Brasília (DF) na última sexta-feira (12), para realizar uma reunião sobre a liberação dos recursos destinados às obras do PAC na UFV, que, ao todo, foram R$ 32 milhões. A reunião teve a presença da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tânia Mara Francisco.
Vale lembrar que, em junho, o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), anunciou o investimento de R$ 5,5 bilhões em recursos do Novo PAC para a consolidação e expansão das universidades e dos hospitais universitários federais. As obras visam ao fortalecimento da graduação (salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, estruturas acadêmicas e complexos esportivos e culturais) e à assistência estudantil (refeitórios, moradias, equipamentos de saúde e centros de convivência).
Durante a reunião, o reitor apresentou o cronograma das obras contempladas no Novo PAC, ressaltando que elas abrangem um novo complexo esportivo no campus Viçosa e as finalizações do centro esportivo do campus Florestal e a construção do Departamento de Direito. “Estamos com todos os projetos praticamente prontos e, com certeza, a partir de outubro, deveremos iniciar os processos licitatórios dessas obras, que irão contemplar demandas históricas da nossa instituição”. O complexo esportivo do campus de Rio Paranaíba já está sendo finalizado com recursos próprios da Universidade.
O planejamento apresentado e as práticas que serão adotadas durante a execução das obras na UFV, a exemplo do uso da metodologia BIM de modelagem da informação da construção, foram elogiadas pela diretora Tânia Mara, por já estarem em conformidade com as recomendações do governo federal.
Durante a reunião, o reitor também apresentou uma série de obras finalizadas pela Universidade nos últimos meses e convidou a diretora, o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, e o ministro da Educação, Camilo Santana, para inaugurá-las presencialmente.
Informações: UFV