O incêndio se alastrou rapidamente e foi combatido de forma eficiente pelos brigadistas do Parque do Cristo e pelo Corpo de Bombeiros.
Na manhã desta quarta-feira, 24 de julho de 2024, um foco de incêndio foi registrado na zona de amortecimento do Parque do Cristo, próximo ao Bom Jesus, em Viçosa. O incêndio começou por volta das 9h30 na trilha que dá acesso ao bairro Bom Jesus e rapidamente mobilizou a equipe de brigadistas do parque e o Corpo de Bombeiros.
O incêndio, que se alastrou rapidamente devido à grande quantidade de material combustível e à dificuldade de acesso, foi combatido de forma eficiente pelos brigadistas do Parque do Cristo e pelo Corpo de Bombeiros. Cerca de 1,5 hectares de vegetação foram queimados, incluindo um pequeno remanescente de capoeira e várias espécies nativas.
Apesar da área considerável queimada, a rápida ação das equipes impediu que o fogo se espalhasse ainda mais. Até o momento, não foram avistados animais mortos, o que é um alívio considerando a biodiversidade presente na região.
Rodrigo Almeida, gerente operacional e líder da brigada de incêndios do Parque do Cristo, destacou a eficiência e a rapidez das equipes no combate ao fogo. "Devido à grande quantidade de material combustível e à dificuldade de acesso, uma área considerável foi queimada, mas conseguimos controlar o fogo. Até o momento, não avistamos animais mortos. Porém, um pequeno remanescente de capoeira foi queimado junto a várias espécies nativas," afirmou Rodrigo Almeida.
As autoridades locais continuam monitorando a área para prevenir novos focos de incêndio. Além disso, a conscientização da comunidade sobre a prevenção de incêndios florestais será intensificada, visando proteger a fauna e a flora locais.
Informações IsaViçosa