Fabio promovia o Estado Islâmico e integrava a organização terrorista. Além disso, ele tentou recrutar menores de idade para a causa terrorista.
Fabio Samuel da Costa Oliveira, morador de Barbacena, foi condenado a sete anos de prisão por envolvimento em atividades terroristas e corrupção de menores. A condenação ocorreu em 13 de maio deste ano e foi confirmada pela Justiça Federal ao g1 na segunda-feira, 29 de maio.
Fabio foi preso pela Polícia Federal em novembro do ano passado enquanto tentava embarcar para a Turquia. Durante a investigação, ficou comprovado que ele promovia o Estado Islâmico e integrava a organização terrorista. Além disso, Fabio tentou recrutar menores de idade para a causa terrorista, entrando em contato com ao menos três adolescentes.
A Justiça Federal comprovou que Fabio tinha a intenção de recrutar pessoas para o Estado Islâmico, especialmente em países de língua portuguesa, com o objetivo de participar da chamada Guerra Santa. Em março deste ano, um vídeo exibido pelo programa Fantástico mostrou Fabio respondendo a um questionário do grupo terrorista em inglês, onde ele expressou suas intenções de juntar-se ao Estado Islâmico.
Além de Fabio, dois contatos dele foram presos na Espanha, indicando uma rede de cooperação internacional para atividades terroristas.
Informações do G1 Zona da Mata