Polícia Militar de Ponte Nova lança campanha Agosto Lilás
2 de agosto de 2024

Iniciativa visa prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher durante todo o mês de agosto

A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, a Polícia Militar de Ponte Nova inicia a campanha Agosto Lilás, que se estenderá até o dia 29 de agosto de 2024. A campanha tem como objetivo principal a prevenção e repressão à violência doméstica e familiar, além de mobilizar a sociedade para contribuir com um ambiente mais seguro para as mulheres.

Durante o período da campanha, diversas atividades serão realizadas para conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra as mulheres. Entre as ações previstas estão reuniões, palestras, blitz educativas e outras atividades voltadas para a conscientização pública. Essas iniciativas visam romper o ciclo de violência e promover um ambiente de apoio e segurança para as vítimas.

A campanha Agosto Lilás também celebra um marco jurídico significativo: os 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006). Esta lei foi criada para proteger as mulheres vítimas de violência, abrangendo vários tipos de violência, como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. A comemoração ressalta a importância dessa legislação na luta contra a violência doméstica e na proteção dos direitos das mulheres.

Paralelamente à campanha Agosto Lilás, ocorrerá a “Operação Nacional SHAMAR”. Esta operação, que também acontece de 1º a 29 de agosto, é uma iniciativa de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, além de abordar o feminicídio. A Secretaria de Segurança Pública, juntamente com as Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, aderiu a esta operação para intensificar as ações de proteção às mulheres.

A Polícia Militar de Ponte Nova busca, através desta campanha, mobilizar toda a sociedade para que juntos possamos criar um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres. A participação da comunidade é essencial para o sucesso das ações e para a efetiva redução dos índices de violência doméstica.

Informações: Polícia Militar de Minas Gerais