A comunidade de Silvestre tem um encontro na terça-feira (06), às 18h30, na sede da Estaçãozinha de Silvestre, para conhecer as instalações e deliberar sobre o uso daquele espaço para atender interesses do Distrito. A revitalização da Estaçãozinha do Silvestre foi inaugurada em 1º de julho, obra que contemplou apenas a sede.
Para a reunião, está confirmada a presença do Secretário Municipal de Cultura, Thomas Phillipe de Medeiros Piders (Buldogue). Isso porque, no ato de inauguração do espaço revitalizado, declarou que a Estação seria definitivamente ocupada após uma audiência pública (reunião) com os moradores para definir a utilização do espaço em benefício dos moradores.
Vale destacar que a Estação Ferroviária de Silvestre (estaçãozinha) é um bem tombado e protegido pelo Município de Viçosa desde 2011, garantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio de Viçosa por intermédio do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural e Ambiental do Município.
A ferrovia chegou a Viçosa em 1884, com o objetivo principal de escoamento da produção de café e de alguns minerais. A princípio, a linha não passava por Silvestre, mas por influência de um dos sócios da fábrica de tecidos instalada na região, familiar do ex-presidente Arthur Bernardes, a trajetória da ferrovia foi alterada, cortando o bairro e acompanhando a rodovia por longos trechos.
A partir disso, foi construída a Estação Ferroviária de Silvestre, estima-se que em 1886. A localização próxima à fábrica facilitava a chegada de matéria prima e o escoamento da produção, além de abrigar os passageiros que transitavam pela região. Sua desativação ocorreu em 1996.
Informações por Secult e complementação Folha da Mata