Nesta segunda-feira (26), será lançado o primeiro podcast do projeto de ciência itinerante Fermenta Móvel, idealizado para difundir os benefícios da fermentação de alimentos e bebidas para a saúde.
A iniciativa se dará por meio de um automóvel que está sendo adaptado para promover oficinas, palestras e capacitações. Batizado como Fermenta na Estrada, o podcast terá episódios com cerca de 40 minutos apresentados pelo professor Guilherme Martin, do Departamento de Microbiologia (DMB).
Ele é o coordenador do Fermenta Móvel e também do Laboratório de Microbiologia de Produtos Fermentados (Fermicro) da UFV. A previsão é a de que haja um episódio inédito a cada 15 dias.
O professor conta que os primeiros episódios trarão conversas com especialistas sobre os vários tipos de alimentos e bebidas fermentados. Dentre outros, sobre queijos artesanais, kombucha, pães de fermentação natural, hidromel e cachaça. Posteriormente, quando o carro do Fermenta Móvel estiver na estrada, os episódios contarão um pouco sobre a rotina de atividades do projeto, resgatando assuntos de interesse a partir das experiências vividas.
O primeiro bate-papo será com a professora Luiza Carla Vidigal Castro, do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, uma das integrantes do projeto. Todos os episódios serão disponibilizados no canal do Fermenta Móvel no YouTube e no canal do Fermicro no Spotify. Os melhores momentos poderão ser acessados no Instagram do projeto.
Sobre o projeto
O projeto de ciência itinerante Fermenta Móvel tem como proposta levar, inicialmente à população das cidades da Zona da Mata mineira, conhecimento sobre a fermentação de alimentos e bebidas, destacando os benefícios de seu consumo à saúde. Ele também promoverá capacitações para que as pessoas possam empreender produzindo e comercializando fermentados de maneira segura e responsável. Para isso, utilizará um veículo que visitará locais, como escolas, associações de produtores, empresas e feiras. As atividades serão direcionadas de acordo com a especificidade do público-alvo.
Além dos professores Guilherme Martin e Luiza Castro, também integram a equipe do projeto o professor Fábio Coelho Sampaio (DMB), pós-graduandos e graduandos da UFV. Mas ele é aberto a quem tenha interesse em participar das seleções periódicas que ocorrerão ao longo do tempo.
Divulgação institucional UFV