Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


UFV recebe estudantes do ensino fundamental para comemoração do Dia Nacional das Abelhas
4 de outubro de 2024

'}}

Os projetos Abelhudos De olho nas abelhas, vinculados ao Departamento de Biologia Geral (DBG), organizaram um Dia de Campo, no Apiário Central do campus Viçosa, em comemoração ao Dia Nacional das Abelhas. O evento foi promovido, na quinta-feira (3), especialmente para estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais Alice Loureiro, Effie Rolfs e José Lourenço de Freitas. Aproximadamente 70 alunos do sétimo, oitavo e nono ano visitaram o espaço; dentre eles, alguns que já participam de ações realizadas pelos projetos da UFV nas escolas.

O Dia de Campo foi uma oportunidade para os adolescentes conhecerem a Universidade e compartilharem aprendizados e experiências que obtiveram com os projetos ao longo do ano. Para isso, contou com apresentações sobre o ciclo de desenvolvimento das abelhas, a diversidade de espécies, a variedade de caixas racionais e a relação entre as abelhas e biomas, além de proporcionar o contato dos alunos com as colônias do Apiário Central.

Dentre as diversas espécies de abelhas sem ferrão observadas durante a visita, a Plebeia lucii, conhecida popularmente como “mirim luci”, chamou a atenção. Isso porque é nativa de Viçosa e sua descoberta começou na Universidade, quando o professor aposentado Lúcio Antônio Oliveira Campos teve contato com a espécie e enviou amostras para o taxonomista padre Jesus Santiago Moure. Em 2004, foi confirmado que se tratava de uma nova espécie e o nome dado a ela representa uma homenagem ao professor. A mirim luci é considerada uma das menores abelhas do mundo, tendo de três a quatro milímetros de comprimento e, atualmente, pode ser encontrada em outros estados, como Rio de Janeiro (na cidade de Santa Maria Madalena) e Espírito Santo (em Linhares).

Troca de conhecimentos

As apresentações foram realizadas pelos estudantes da UFV que integram os projetos e também contaram com o protagonismo dos alunos do ensino fundamental que participam das suas ações. A aluna da E. E. Alice Loureiro Laylla Amaral, por exemplo, compõe o Clube de Ciências do Abelhudos e apresentou os resultados de um trabalho sobre citogenética e a sua relação com a variedade de abelhas existentes. “As abelhas são muito diversificadas", ressaltou. Outros alunos, como Lucas Gregório e Lara Lima (foto), da E. E. Effie Rolfs, compartilharam aprendizados sobre a importância desses insetos para a polinização das flores.

A partir dessas compreensões, os jovens tornam-se agentes multiplicadores de conhecimentos em suas casas e escolas, contribuindo com a conscientização e preservação desses insetos. A interação entre a Universidade e as escolas foi salientada pela professora de Ciências e Biologia Daniela Guedes, da E. E. José Lourenço de Freitas. De acordo com ela, muitos alunos são de comunidades rurais e têm contato com as abelhas em seus contextos familiares, alguns até constroem ninhos para observar e cuidar delas. Para a professora, essas ações são importantes, porque, “antes desses projetos de extensão, os meninos viam a UFV como uma realidade mais distante”.

Os projetos

Apesar de se complementarem, os projetos têm objetivos distintos. O  Abelhudos: abelhas como ferramenta para promoção de conhecimento e troca de saberes entre a Universidade, escola e sociedade é um projeto de divulgação científica. Já o De olho nas abelhas: uma abordagem multidisciplinar visando à promoção de conhecimentos e à conservação ambiental é um projeto de extensão com interface com a pesquisa. Ambos são coordenados pela professora do Departamento de Biologia Geral Mara Garcia Tavares e tem atuação em sete escolas públicas de Viçosa, desde o início de 2023. A professora Carolina Gonçalves, também do DBG e integrante dos projetos, explica que as iniciativas buscam a conscientização dos alunos ao “apresentar o universo das abelhas” e disseminar a preservação ambiental. As múltiplas atividades envolvem dias de campo, clubes de ciências e palestras, dentre outras, que promovem o contato dos alunos com o ensino, pesquisa e a extensão universitária.

As ações dos projetos podem ser acompanhadas pelo Instagram — instagram.com/abelhudosufv e instagram.com/deolhonasabelhas — e no YouTube.

Informação Institucional UFV

Crédito das imagens UFV!