O aumento também contempla o prefeito e os secretários municipais, cujos subsídios haviam sido ajustados em julho deste ano.
A Câmara Municipal de Viçosa realizou, no último sábado, 5 de outubro, uma reunião extraordinária em que foi aprovado o aumento dos salários dos vereadores para os próximos quatro anos. Atualmente, os vereadores recebem R$ 8.000,00 por mês, mas, de acordo com a resolução Nº 004/2024, a partir de 1º de janeiro de 2025, esse valor subirá para R$ 12.000,00. O aumento também contempla o prefeito e os secretários municipais, cujos subsídios haviam sido ajustados em julho deste ano.
Diversas pessoas usaram as redes sociais e os grupos de conversa para criticar a aprovação do aumento dos salários dos vereadores. Nossa reportagem recebeu informações de que a reunião onde foi aprovada a resolução foi feita de maneira acelerada e a portas fechadas. A reunião, realizada na véspera das eleições municipais levantou questionamentos sobre a transparência e o momento escolhido para discutir o tema. Muitos moradores expressaram sua insatisfação com a forma como o projeto foi votado.
Na resolução, o presidente da Câmara, Rafael Cassimiro, defendeu a medida, afirmando que ela "atende às determinações legais e constitucionais vigentes" e ressaltou que os valores propostos "estão dentro da realidade do Município". Segundo ele, "a fixação dos subsídios para a próxima legislatura é uma exigência legal e os novos valores refletem a capacidade financeira de Viçosa".
Nossa reportagem tentou contato com o presidente da câmara, mas sem sucesso.