O Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo, em que 203 universidades públicas e privadas são consideradas, considerou a UFV a 15ª melhor do país — com nota final igual a 87,55 (de 0 a 100). Esse ranqueamento é baseado em indicadores como Inovação e Pesquisa, nos quais a UFV manteve-se respectivamente na 3ª e na 12ª classificação geral, em relação ao ano anterior; Ensino, notando-se o avanço de duas posições, para a 8ª colocação geral; e Internacionalização, também com o avanço de cinco posições, para a 33ª colocação geral.
A UFV ainda tem seu curso de graduação em Zootecnia destacado como o melhor do Brasil. Ressaltam-se também: Agronomia (2º lugar), Medicina Veterinária (5º), Nutrição (8°) e Biologia (9°). Outros 25 cursos de graduação da Universidade compõem a lista daqueles que têm mais ingressantes no país e são avaliadas pelo RUF.
Dentre os indicadores avaliados, o de Mercado foi onde a UFV se posicionou pior, se colocando em 70º lugar, porém isso é explicado e refletido pela localização que a Universidade se encontra. O Reitor Demétrius David da Silva esclareceu sobre isso, dizendo que mesmo com essa adversidade, a UFV se destaca e figura entre as grandes Universidades dos grandes centros "ao contrário das outras universidades que estão junto a nós nas primeiras colocações, somos uma instituição de médio porte, localizada no interior do estado, isso reflete diretamente em indicadores como Mercado".
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, “os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases nacionais e internacionais de periódicos científicos, de patentes, em bases do Inep-MEC, em agências estaduais e federais de fomento à ciência e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha”.
Informações: UFV