A previsão é de tempestades severas até o dia 26/10, com acumulados de até 80 milímetros de chuva em algumas regiões, como o Sul de Minas e Zona da Mata.
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), está implementando ações preventivas diante da possibilidade de chuva forte a partir desta quinta-feira, 24 de outubro, especialmente no sul do estado. A previsão é de tempestades severas até o dia 26/10, com acumulados de até 80 milímetros de chuva em algumas regiões, como o Sul de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes e partes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Esse aumento nas chuvas é resultado de uma frente fria acoplada a um ciclone extratropical sobre o mar, que, junto aos ventos elevados da atmosfera, está intensificando a umidade e provocando chuvas e rajadas de vento severas. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, essa convergência de umidade pode trazer granizo em algumas áreas.
A Defesa Civil de Minas Gerais monitora o estado 24 horas por dia para emitir alertas e coordenar ações preventivas, incentivando os mineiros a se cadastrarem para receber avisos meteorológicos gratuitos via SMS enviando o CEP para o número 40199.
A população também deve seguir orientações de segurança durante as chuvas, como evitar atravessar enxurradas, mudar rotas em locais alagados e não estacionar perto de árvores ou postes.
Em caso de emergência, os números para contato são 190 PMMG, 193 Bombeiros, e 199 Defesa Civil.
Fonte: Agência Minas