A cláusula que previa a substituição do feriado por um dia de compensação na terça-feira de Carnaval foi cancelada.
O Sindicato dos Empregados no Comércio Atacadista e Varejista de Viçosa e Região (Sindicomérciarios) vem a público esclarecer os recentes questionamentos e a polêmica em torno da alteração do feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, estabelecida na convenção coletiva de trabalho de 2024.
Na nota o Sindicomerciarios informou que "Em parceria com o Sindcomércio Viçosa, acordamos em cancelar a cláusula que previa a substituição do feriado por um dia de compensação na terça-feira de Carnaval. O feriado de 20 de novembro é uma data de grande importância histórica e cultural, representando a luta pela igualdade e respeito aos direitos da população negra no Brasil, o que faz com que não possamos ser insensíveis a essa escolha".
"Pedimos desculpas pela decisão inicial, que desconsiderou o valor simbólico e o respeito a uma data conquistada com muito esforço. Reiteramos nosso compromisso com a valorização da diversidade, e garantimos que buscamos sempre agir com respeito aos movimentos sociais e culturais que representam a luta por igualdade e dignidade".